-
Arquitetos: OK Plan Architects
- Área: 3119 m²
- Ano: 2010
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Humpolec possui longa tradição e uma boa reputação com a indústria de tecidos. A edificação construída em 1910 como uma fábrica têxtil localiza-se no interior de um complexo que consiste em vários volumes, incluindo uma vila luxuosa art nouveau.
Muitas metas foram estabelecidas durante a fase de concepção, o principal objetivo dos trabalhos foi de revitalizar o edifício no que diz respeito aos padrões estéticos. A intenção fundamental era enfatizar uma chaminé preservada como um elemento industrial antigo. As plantas de interiores foram abertas para criar uma seqüência de espaços mais flexíveis, suscetíveis aos padrões contemporâneos. O esquema é baseado na escolha de materiais que reflete a simplicidade de projeto.
A fim de garantir a conexão de exterior para interior, esquadrias apontando para a Rua Kamarytova foram abertas, além de novas vitrines e uma nova entrada. A cor que dá unidade ao exterior é preto com dourado, complementado com as esquadrias metálicas pretas, que sofrerão corrosão contínua, alcançando uma textura interessante.
As paredes internas foram reparadas por blocos "comuns" de concreto aparente, com uma camada de ar que fornece ventilação para evitar a umidade excessiva. Chapas adicionais de metal foram utilizadas para acabamentos nas aberturas novas e existentes.
Hoje em dia, a construção é dividida horizontalmente, por andares, de acordo com diferentes programas funcionais. Isso também inclui um pequeno café com uma galeria. O 2º pavimento pode ser utilizado para escritórios e o ático para escritórios ou habitações (tipo loft). Um esquema introduzindo uma visão com possíveis superestruturas e densificação funcional de todo o bloco interno foi criado para todas as instalações.